O meu grupo de grávidas.

Agora que já todos nasceram de perfeita saúde e para tornar este mundo mais rico e cheio de amor, não podia deixar de escrever este texto.

Sempre achei que isso dos fóruns e dos grupos de grávidas não era coisa para mim. Sempre achei que ia desligar-me de opiniões e conselhos, viver a minha gravidez sem grandes consultas ou perguntas ou partilhas com totais desconhecidos. Como em tanto, estava enganada. A gravidez ensina-nos a ceder ao clichê e a deixar que novas experiências entrem na nossa vida sem questionarmos muito a sua essência. Dou por mim a adorar frases feitas, a chorar com músicas lamechas e a ceder à foto do primeiro mês. E às que se seguirão.

Quando descobri que estava grávida, em Junho e com sete semanas, fui convidada a participar num grupo intitulado “Mamãs de Fevereiro de 2018”. Não sabia que o destino me trocaria as voltas e que eu seria, afinal, presenteada em Janeiro. Ainda assim, não fui expulsa por quebrar as regras.

Este grupo, constituído por treze mulheres, todas elas diferentes em tanto e espalhadas por este país de limites pequeninos e que nos une, foram a minha tábua de amparo, a minha companhia todos os dias, o meu guia de maternidade e, sobretudo, um consultório a jeito de amizade e partilha. Fizemos a licenciatura em gravidez e, agora, preparamos o mestrado em maternidade.

Não julguei ser possível retirar daqui amigas, mas, hoje, sinto-as como família. Chorei com os nascimentos e não sei por em palavras o quão bonito foi este percurso palmilhado a tantos pés. O quão mágico é, hoje, vermos os nossos filhos crescer, quando antes as semanas se faziam de barrigas em crescimento.

Todas as dores foram aliviadas. Tanto se fez e falou para além do esperado neste “estado de graça” que às vezes nos escapa. Tanto se deu e se recebeu que, certo é, será para a vida toda como canta a outra.

Não teria sido tão bom sem elas. Tão pacífico e bonito.

Obrigada minhas companheiras de viagem. Não levantámos os pés da terra, mas acabámos, ainda assim, a voar sobre nuvens e perto do céu.


Ainda não tem comentários.

O seu comentário